Bem vindo a Top Safe Certificação Digital

Top Safe CERTIFICAÇÃO DIGITAL

  • Rua Funchal 538, 2º andar Vila Olímpia - São Paulo / SP
  • (11) 3443-9521 (11) 3443-9543

Dúvidas Frequentes

Clique em uma das opções abaixo para esclarecer suas dúvidas .

  • Validação
  • Compra
  • Emissão
  • Utilização
  • Produtos
  • Senha
  • Conectividade Social
  • Renovação

Validação

01. O que é validação presencial?

  • A validação presencial é o momento da confirmação da identidade do titular solicitante do Certificado Digital, seja este para pessoa física ou jurídica. Ou seja: é a ocasião em que se comprova a veracidade dos dados informados no momento da solicitação do Certificado Digital, por meio da presença do titular e a apresentação dos documentos obrigatórios.

02. Porque devo ir até um ponto de atendimento para validar o certificado?

  • O Certificado Digital é um documento de identificação. Portanto, a Top Safe, como uma Autoridade Certificadora, precisa comprovar a veracidade das informações inseridas na solicitação do Certificado Digital, conforme determinam as normas da ICP-Brasil.

03. Quais são os documentos/comprovantes necessários para realizar a validação do Certificado Digital?

04. É possível utilizar um comprovante de residência em nome de uma pessoa da minha família?

  • Não, a normativa que regula a atividade da Certificação Digital do Brasil não permite.

    Durante a validação presencial ficará documentada a autenticidade das informações fornecidas durante a solicitação do Certificado Digital. Inclusive, endereço do responsável pelo Certificado Digital.

05. Por que é necessário agendar a validação presencial?

  • O agendamento é importante para evitar filas e agilizar o atendimento.

06. Posso comparecer a validação presencial sem ter agendado?

  • Não. Por questões de qualidade, é necessário o agendamento prévio, conforme explicado na questão anterior.

07. Como é feito o agendamento da validação presencial?

  • Existem duas maneiras de realizar a validação presencial para a emissão do Certificado Digital:

    • 1) Em um dos Pontos de Atendimento - serviço gratuito;
    • 2) Onde você preferir - serviço sujeito a disponibilidade e com preço consulta.
    • São Paulo: (11) 3443-9521 / (11) 3443-9543

08. Quando devo agendar a validação?

  • Existem duas maneiras de realizar a validação presencial para a emissão do Certificado Digital:

    • 1) Em um dos Pontos de Atendimento - serviço gratuito;
    • 2) Onde você preferir - serviço sujeito a disponibilidade e com preço consulta.
    • São Paulo: (11) 3443-9521 / (11) 3443-9543

09. Em caso de cancelamento ou remarcação da validação, qual é o procedimento adequado?

10. É aceito algum tipo de procuração para validar o Certificado?

  • Certificado Digital - Pessoa Física
    Não é aceito nenhum tipo de procuração.
    Certificado Digital - Pessoa Jurídica
    A procuração é aceita somente para a representação do responsável pelo Certificado Digital, desde que o ato constitutivo da empresa não vede tal ação. As procurações devem ser públicas, lavradas em cartório e deverão ser específicas para atuar perante ICP Brasil.

    Conforme resolução 79 do Comitê Gestor da Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP - Brasil), publicada no Diário Oficial da União em 07 de junho de 2010, para "comprovar que a pessoa física que se apresenta como responsável pelo uso do certificado ou como representante legal é realmente aquela cujos dados constam na documentação apresentada, é admitida a procuração somente para a representação do titular do Certificado Digital, ou seja, o(s) representante(s) legal (is) da Pessoa Jurídica solicitante, apenas se o ato constitutivo prever expressamente tal possibilidade, devendo-se, para tanto, revestir-se da forma pública com poderes específicos para atuar perante ICP - Brasil" (item 3.1.1.1, alínea "a", item i do DOC-ICP-05, versão 3.4).

    Atenção: No caso de Certificados e-CNPJ, o representante legal da empresa perante a Receita Federal do Brasil não poderá ser representado por procuração.

11. O titular do Certificado Digital não pode se deslocar até o Ponto de Atendimento para a validação. Como proceder?

  • Solicite a validação presencial por um de nossos agentes de registro no local em que você preferir. Este serviço está sujeito à disponibilidade e possui preço sob consulta.

    • São Paulo: (11) 3443-9521 / (11) 3443-9543

12. É possível realizar a validação presencial fora do Brasil?

  • Sim. Para o agendamento, entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente e solicite um orçamento prévio para a realização do serviço.

    • São Paulo: (11) 3443-9521 / (11) 3443-9543

13. Existe algum custo para realizar a validação presencial em meu escritório ou residência?

  • Sim. Entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente e solicite um orçamento prévio para a realização do serviço.

    • São Paulo: (11) 3443-9521 / (11) 3443-9543

14. Existe algum custo para realizar a validação presencial em um Ponto de Atendimento?

  • Não. A validação presencial em um Ponto de Atendimento é gratuita.

Compra

01. Qual Certificado Digital devo comprar?

  • Em caso de dúvida, clique aqui e escolha as respostas que melhor atendem as suas necessidades. Após finalizar a seleção, você será direcionado automaticamente ao Certificado Digital que atenderá o seu objetivo.

    Assista ao vídeo abaixo para esclarecer suas dúvidas.

02. Preciso retirar a 2ª via do boleto de compra, como faço?

  • Para ter acesso a 2ª via do boleto de compra, clique aqui e preencha os campos solicitados com o e-mail e senha cadastrados durante a solicitação.

03. É possível parcelar a compra do Certificado Digital?

  • Sim. O pagamento pode ser parcelado em até 3x sem juros no cartão de crédito.

04. O representante legal da empresa faleceu. É possível comprar um Certificado Digital e fazer uma nova validação?

  • Não. Neste caso, antes de solicitar a compra do Certificado Digital é necessário realizar a alteração do representante legal da empresa na Receita Federal do Brasil. Após este processo, sim, é possível comprar um novo Certificado Digital em nome da empresa e realizar a validação.

05. O representante legal da empresa (titular do Certificado Digital) mudou e agora outra pessoa é responsável pela sociedade. Posso usar o mesmo Certificado ou trocar o Certificado para o novo responsável?

  • Não, o Certificado Digital é um documento eletrônico de uso pessoal e intransferível. Uma vez emitido em nome do seu titular, o Certificado Digital não pode ser alterado em nenhuma hipótese. Outro Certificado Digital deve ser adquirido para o novo representante legal da empresa e o Certificado do antigo responsável deve ser revogado, caso ele não tenha mais poderes para representar a sociedade.

    Se o Certificado Digital for um e-CNPJ, o novo representante da empresa deverá estar devidamente cadastrado nos sistemas da Secretaria da Receita Federal, uma vez que o e-CNPJ somente pode ser emitido em nome do representante da sociedade perante a Secretaria da Receita Federal. Ou seja, em caso de troca de representante legal da empresa, em primeiro lugar, você deverá realizar a substituição do antigo representante pelo novo representante legal nos sistemas da Secretaria da Receita Federal.

06. Solicitei e paguei o meu Certificado Digital. Quando devo agendar a minha validação presencial?

  • Se o pagamento for realizado via boleto bancário, é imprescindível aguardar dois dias úteis para agendar a validação presencial. Este é o prazo em que o banco realiza a compensação e confirma o pagamento à Top Safe.

    Caso o pagamento tenha sido realizado via cartão de crédito, solicitamos que a validação seja agendada para um dia útil após o pagamento. Este é o prazo em que o banco e a operadora do cartão de crédito realizam a compensação e envia a confirmação à Certisign.

07. Comprei um Certificado Digital, tipo A3, mas não possuo Token ou Cartão Inteligente. O que devo fazer?

  • Para utilizar o seu Certificado Digital, tipo A3, é necessário adquirir uma mídia avulsa (Token/Cartão Inteligente), por meio do link a seguir. Após o pagamento, aguarde dois dias úteis para retirar a mídia no Ponto de Atendimento escolhido durante o processo de compra, caso o pagamento tenha sido efetuado por meio de boleto bancário. Ou aguarde um dia útil caso o pagamento tenha sido efetuado por meio de cartão de crédito. Estes são os períodos em que o banco e/ou administradora de cartão de crédito confirmam o pagamento àCertisign.

08. Na solicitação do Certificado Digital, posso cadastrar qualquer e-mail?

  • O e-mail cadastrado no momento da solicitação será o canal de comunicação entre a Certisign e o titular do Certificado Digital. Por isso, é necessário utilizar um e-mail válido do titular.

09. Recebi um voucher (vale presente) para comprar um Certificado Digital. É necessário realizar a validação presencial?

  • Sim. Toda compra de Certificado Digital exige a validação presencial.

10. Qual é o procedimento para a compra com voucher (vale presente)?

  • O processo de compra com voucher é semelhante ao de compra sem voucher. Na etapa "forma de pagamento", opte por voucher e insira o código do seu vale presente.

Emissão

01. Comprei o Certificado Digital, tipo A3, que é armazenado no Token ou Cartão. O Certificado Digital já está emitido na mídia. Qual é o próximo passo?

  • Agora, é necessário preparar o computador. Para esta etapa, você precisa utilizar no computador os sistemas operacionais Windows XP/Vista/7/8 ou MacOS (10.6 e 10.7). É preciso também que você tenha conexão à internet e permissão para instalar e desinstalar programas.

    Clique aqui e siga as instruções. Em seguida, realize um teste.

    Este processo deve ser repetido em todos os computadores em que você for utilizar o seu Certificado Digital.

    Assista ao vídeo abaixo para esclarecer suas dúvidas.

02. Compareci ao Ponto de Atendimento para a apresentação dos documentos e estou de posse da mídia (Cartão/Token) e o Código de Emissão 1. Quais são as próximas etapas?

  • 1º Prepare o computador: para esta etapa, você precisa utilizar no computador os sistemas operacionais Windows XP/Vista/7/8 ou MacOS (10.6 e 10.7). É preciso também que você tenha conexão à internet e permissão para instalar e desinstalar programas.

    Clique aqui e siga as instruções.

    Este processo deve ser repetido em todos os computadores em que você for utilizar o seu Certificado Digital.

    2º Emita o Certificado Digital: é necessário conectar a mídia no computador, ter em mãos o Código de Emissão 1 e ter recebido o e-mail "Aprovação de Pedido", onde você encontrará o Código de Emissão 2 e o link para a emissão do Certificado Digital.

    Considere até 3 (três) dias uteis para receber o e-mail "Aprovação do Pedido" após a realização da apresentação da documentação com sucesso.

    • Clique no link de emissão recebido no e-mail (caso ocorra algum erro, copie o link e cole direto na barra de endereço do navegador).
    • Preencha os campos com o Código de Emissão 1, que você recebeu impresso no momento da apresentação dos documentos/validação presencial e o Código de Emissão 2, recebido no e-mail de "Aprovação de Pedido". Siga as próximas etapas.
    • Em seguida, realize um teste e verifique se o Certificado Digital está pronto para o uso.

03. Comprei o Certificado Digital, tipo A3, e já realizei a apresentação dos documentos. No entanto, não tenho mídia criptográfica. Como proceder?

  • Você pode adquirir a mídia, clicando aqui. Ao receber a mídia, siga as instruções descritas na questão 2 desta seção.

04. Recebi o link para a emissão do Certificado Digital e página está solicitando o Código de Emissão 1 e o Código de Emissão 2. Onde eu obtenho estes dados?

  • Código de Emissão 1 - foi entregue impresso após a apresentação dos documentos/validação presencial.

    • Caso tenha perdido do Código de Emissão 1, compareça ao Ponto de Atendimento onde foi apresentada a documentação do seu Certificado Digital, para a retirada de um novo código. Para a sua segurança, este código não pode ser informado por e-mail ou telefone.

    Código de Emissão 2 - enviado no e-mail "Aprovação do Pedido". O mesmo em que você recebeu o link para a emissão.

    • Caso não localize o e-mail "Aprovação de Pedido" com o Código de Emissão 2, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC.

05. Já preparei o computador e emiti meu Certificado Digital. Onde eu posso realizar um teste para verificar se está funcionando?

  • Acesse a Central de Teste.

    Assista ao vídeo abaixo para esclarecer suas dúvidas.

06. Comprei um Certificado Digital, tipo A1, que é armazenado no computador. A apresentação da documentação/validação presencial já foi realizada. Qual é o próximo passo?

  • O próximo passo é emitir o Certificado Digital. O A1 é emitido e automaticamente armazenado no computador. O processo de emissão é simples, mas atenção: a emissão somente pode ser realizada nos navegadores Internet Explorer (7, 8, 9 e 10), Mozilla Firefox e Google Chrome.

    Após a etapa de emissão, é possível utilizá-lo em qualquer navegador.

    Para realizar esta etapa, é preciso:
    Permissão para instalar e desinstalar programas.
    O Código de Emissão 1 e ter recebido o e-mail "Aprovação de Pedido", onde você encontrará o Código de Emissão 2 e o link para a emissão do Certificado Digital. Considere até 3 (três) dias uteis para receber o e-mail após a realização da apresentação da documentação com sucesso.
    Passo a passo:
    Clique no link de emissão recebido no e-mail (caso ocorra algum erro, copie o link e cole direto na barra de endereço do navegador).
    Preencha os campos com o Código de Emissão 1, que você recebeu impresso no momento da apresentação dos documentos/ validação presencial e o Código de Emissão 2, recebido no e-mail de aprovação. Siga as próximas etapas.
    Em seguida, realize um teste e verifique se o Certificado Digital está pronto para o uso.

    *Sugerirmos que leia o item 7 desta seção.

07. Fiz a emissão do meu Certificado A1 e gerou um arquivo com a extensão PFX na área de trabalho. O que devo fazer?

  • Este arquivo é a cópia do seu Certificado Digital, que é gerada automaticamente na área de trabalho após a emissão. Note que o nome deste arquivo é o número do seu pedido. Para a sua segurança, transfira esta cópia para um local seguro (CD ou pen drive).

    A cópia de segurança também pode ser importada para outro computador usando a senha criada no momento da emissão. Por determinação da legislação, a Certisign não possui cópia do seu Certificado Digital.

08. Posso emitir mais de um Certificado Digital nas mídias Cartão ou Token?

  • Sim. As mídias comportam até 4 Certificados Digitais, dependendo do tipo.

09. Em quais sistemas operacionais posso emitir e utilizar o Certificado Digital?

  • Os sistemas homologados são Windows XP/Vista/7/8.

Utilização

01. Posso compartilhar meu certificado digital com terceiros?

  • Não. O certificado digital é de uso individual.

    Assista ao vídeo abaixo para esclarecer suas dúvidas.

02. Como desbloqueio meu cartão?

  • Se a senha PIN for digitada três vezes incorretamente, o cartão será bloqueado. Caso isto ocorra, o desbloqueio somente poderá ser efetuado por meio da senha PUK através do gerenciador Safesign. Se a senha PUK for digitada três vezes incorretamente, o cartão será inutilizado e o Certificado Digital será perdido. O cartão inutilizado não poderá ser reutilizado em nenhuma hipótese.

    ATENÇÃO: A guarda das senhas PIN e PUK é de responsabilidade do titular do Certificado Digital. Estas senhas são geradas e armazenadas diretamente em seu cartão e a Certisign não tem acesso a elas.

03. Posso utilizar meu certificado no sistema operacional MAC OS X?

  • Sim, as versões 10.6 e 10.7 são homologadas para utilização do certificado.

04. Para que serve a senha de revogação que recebi após a emissão do certificado?

  • Esta senha serve para revogar o certificado em caso de roubo ou perda da mídia criptográfica que armazena o certificado.

Produtos

01. O que é o Certificado Digital?

  • O Certificado Digital é a identidade no meio eletrônico, que permite realizar diversos serviços na esfera digital, com validade jurídica, agilidade, facilidade de acesso e substancial redução de custos.

    Assista ao vídeo abaixo para esclarecer suas dúvidas.

02. O que é um e-CPF?

  • O Certificado Digital e-CPF é a versão eletrônica do CPF que garante autenticidade e integridade nas transações eletrônicas de Pessoas Físicas. O e-CPF permite ao titular acesso a todos os serviços oferecidos pelo governo federal na internet, como o programa e-CAC, da Receita Federal do Brasil, e o programa Conectividade Social para FGTS*. Para saber mais sobre este produto, clique aqui.

    *Exige que seja apresentado no momento da validação o CEI - Cadastro Específico do INSS

    Assista ao vídeo abaixo para esclarecer suas dúvidas.

03. O que é e-CNPJ?

  • Trata-se da versão eletrônica do CNPJ. É utilizado para a autenticação em sistemas públicos ou privados em nome da empresa - Pessoa Jurídica - titular do Certificado Digital. Com este documento, por exemplo, é possível se comunicar com a Receita Federal do Brasil para enviar declarações de imposto de renda ou ainda acessar o sistema Conectividade Social para FGTS*. Para saber mais sobre este produto, clique aqui.

    Assista ao vídeo abaixo para esclarecer suas dúvidas.

04. O que é Certificado Digital NF-e?

  • A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um Certificado Digital criado especialmente para emitir notas fiscais eletrônicas e atribuir ao funcionário responsável da organização a alçada necessária para a emissão e gerenciamento da NF-e.

    Para saber mais sobre este produto, clique aqui.

    Assista ao vídeo abaixo para esclarecer suas dúvidas.

05. Quais são as diferenças entre o Certificado Digital NF-e e o Certificado Digital e-CNPJ?

  • O e-CNPJ Certisign possibilita a sua empresa fazer procurações, utilizar o Conectividade Social, ter acesso ampliado no site da Receita Federal e a uma quantidade cada vez maior de serviços em instituições públicas e privadas. Já o NF-e foi criado especialmente para a emissão segura da nota fiscal eletrônica.

    Outra diferença é a titularidade. O responsável pelo Certificado Digital e-CNPJ sempre será o responsável pelo CNPJ da empresa cadastrado junto à Receita Federal do Brasil. No caso da NF-e, os funcionários e sócios que emitem notas fiscais eletrônicas podem ter um NF-e para cada. Neles, constarão o CNPJ da empresa e o CPF do responsável pela emissão.

    Com o e-CNPJ também é possível emitir nota fiscal eletrônica. Mas não é o mais indicado se na sua empresa o responsável pelo e-CNPJ não é o único a emitir notas fiscais eletrônicas. Se este for o seu caso, utilize o Certificado Digital NF-e, que foi desenvolvido exclusivamente para a emissão de notas fiscais.

06. O que é Certificado Digital OAB?

  • É um Certificado Digital emitido apenas para advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil. Por meio do documento eletrônico, o profissional pode dar andamento a diversos processos sem a necessidade de locomoção, como, por exemplo, visualizar autos e realizar o Peticionamento Eletrônico (PJ-e).

    Para mais informações sobre este produto, acesse: www.acoab.com.br.

    Assista ao vídeo abaixo para esclarecer suas dúvidas.

Senha

01. Utilizo o Certificado Digital A1. Como faço para incluir uma senha?

  • Se desejar que o Certificado Digital A1 tenha senha de utilização é necessário importar a cópia de segurança, que foi criada na área de trabalho no momento da emissão, para o navegador.

    O procedimento para importação com uma senha adicional pode ser realizado nos navegadores Internet Explorer e Google Chrome. Veja abaixo o passo a passo.

    Internet Explorer
    Localize o arquivo da cópia de segurança e clique 2 vezes sobre o arquivo. Abrirá a janela do "Assistente para importação de Certificados". Clique em AVANÇAR.
    Selecione o Certificado Digital a importar e clique em AVANÇAR.
    Informe a senha cadastrada no momento da criação do backup do Certificado Digital e selecione a opção "Marcar a chave particular como exportável". Clique em AVANÇAR.
    Selecione a opção "Selecionar automaticamente o armazenamento de certificado conforme o tipo de certificado". Clique em AVANÇAR e em seguida em CONCLUIR.
    Será exibido o alerta "Um aplicativo está solicitando o acesso a um item protegido" onde as chaves serão importadas. Clique em "Definir Nível de Segurança".
    Selecione a opção ALTO. Clique em AVANÇAR.
    Crie a senha de utilização. Clique em CONCLUIR e em seguida em OK.
    Google Chrome
    Abra o navegador e no menu clique em CONFIGURAÇÕES.
    Em seguida, clique em CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS.
    Clique em GERENCIADOR DE CERTIFICADOS.
    Clique em IMPORTAR. Abrirá a janela do "Assistente para importação de Certificados". Clique em AVANÇAR.
    Selecione o Certificado Digital a importar e clique em AVANÇAR.
    Informe a senha cadastrada no momento da criação do backup do Certificado Digital e selecione a opção "Marcar a chave particular como exportável" e "Ativar proteção de Chaves privadas fortes". Clique em AVANÇAR.
    Selecione a opção "Selecionar automaticamente o armazenamento de certificado conforme o tipo de certificado". Clique em AVANÇAR e em seguida em CONCLUIR.
    Será exibido o alerta "Um aplicativo está solicitando o acesso a um item protegido" onde as chaves serão importadas. Clique em "Definir Nível de Segurança".
    Selecione a opção ALTO. Clique em AVANÇAR.
    Crie a senha de utilização. Clique em CONCLUIR e em seguida em OK.

Conectividade Social

01. O que é o Conectividade Social?

  • Conectividade Social é um canal eletrônico de relacionamento. É moderno, ágil e seguro, facilmente adaptável ao ambiente de trabalho das empresas ou escritórios de contabilidade que desejam cumprir suas obrigações em relação ao FGTS. Cada usuário tem uma cesta de serviços adequada ao seu perfil, que lhe permite realizar transações eletrônicas no canal.

    Atualmente, é possível fazer pelo canal diversas transações, como a transmissão do arquivo do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) e da GRRF, visualizar e imprimir extratos, retificar incorreções cadastrais e comunicar o afastamento de empregados, dentre outras.

    O Conectividade Social utiliza a Certificação Digital emitida no modelo ICP-Brasil, que confere ainda mais segurança, conveniência e praticidade ao canal.

    Fonte: Caixa

02. Onde eu posso solicitar o Certificado Digital ICP-Brasil para acessar o programa Conectividade Social?

03. Posso utilizar meu e-CPF para acessar o Conectividade Social?

  • Sim, desde que no momento da solicitação e validação tenha sido informado/apresentado o CEI - Cadastro Específico do INSS.

04. Posso utilizar meu e-CNPJ para acessar o Conectividade Social?

  • Sim, desde que no momento da solicitação e validação tenha sido informado/apresentado o CEI - Cadastro Específico do INSS.

05. Quais são as funcionalidades disponibilizadas neste serviço?

  • O canal dispõe de diversas funcionalidades para os usuários, como a transmissão do arquivo do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social - SEFIP, envio das informações relativas ao CAIXA PIS/Empresa, encaminhamento do arquivo da GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS), obtenção de extrato da conta vinculada aos trabalhadores, entre muitos outros.

06. A quem se destina a Conectividade Social?

  • Às empresas, escritórios de contabilidade, sindicatos, prefeituras, DRTs, instituições financeiras e outros entes, que se relacionam com o FGTS.

07. Quais os requisitos para utilização deste serviço?

  • Os requisitos são:
    Computador com 1 Gb de memória RAM e processador compatível com navegação em sites;
    Acesso à Internet Banda Larga;
    Software gestor de Certificação Digital instalado (fornecido pela Autoridade Certificadora);
    Mídia ou periférico para leitura do Certificado Digital (leitora de cartão inteligente, token) com seus drivers devidamente instalados;
    Complementos de software requeridos pelo canal da Conectividade Social (fornecidos gratuitamente, se necessário).

08. Tenho uma empresa, possuo número de cnpj e preciso acessar a Conectividade Social. Qual o Certificado Digital que devo adquirir para ter acesso ao sistema?

  • Se a Empresa possui um número de CNPJ válido para identificação da mesma, poderá utilizar um Certificado Digital de Pessoa Jurídica, no caso o e-CNPJ.

09. Tenho uma empresa, porém eu não possuo número de CNPJ. Como posso acessar o programa Conectividade Social?

  • A empresa que não está obrigada a se identificar pelo CNPJ. Deste modo, você poderá utilizar um Certificado de Pessoa Física (e-CPF) para acesso a este serviço, porém será necessária a inclusão do número de identificação junto ao Cadastro Específico do INSS (CEI) no ato da compra de seu Certificado Digital.

10. Sou empregador e preciso outorgar poderes para um dos meus funcionários para o acesso ao Conectividade Social. Como proceder?

  • Primeiramente o funcionário deverá acessar o sistema do Conectividade Social com um Certificado Digital padrão ICP-Brasil de pessoa física e se registrar.

    Em seguida, o empregador deverá acessar o sistema com seu Certificado Digital e clicar na função "Procuração", onde poderá outorgar poderes para seu funcionário, deixando assim responsável pelo acesso aos serviços do sistema do Conectividade Social.

11. Possuo uma empresa de contabilidade. Quero saber se meus clientes podem outorgar poderes para a minha empresa?

  • Sim. Será necessário que a empresa de contabilidade possua um Certificado Digital ICP-Brasil (e-CPF ou e-CNPJ) para acesso aos serviços outorgados do Conectividade Social.

12. Possuo uma empresa e fui outorgado para acesso ao Conectividade Social por outra empresa, porém necessito outorgar estes mesmos poderes também para os meus funcionários. É possível?

  • Sim. Lembrando que, como este acesso já foi outorgado para uma pessoa jurídica, este repasse só poderá ser realizado para até 4 pessoas físicas que possuam Certificados Digitais ICP-Brasil (e-CPF).

13. Realizo depósitos de FGTS para meus empregados, porém não possuo número de cnpj, como irei acessar este sistema?

  • Poderá acessar o sistema da Conectividade Social nestas condições quem possuir um Certificado Digital de Pessoa Física (e-CPF), lembrando que os empregadores que não estão obrigados a se identificar pelo CNPJ, deverão necessariamente possuir o número de identificação junto ao Cadastro Específico do INSS (CEI) para inclusão no ato da compra do Certificado Digital ICP-Brasil.

14. Para acesso ao Conectividade Social, meu Certificado Digital precisa conter o número do NIS (PIS/PASEP/NIT)?

  • É altamente recomendável a inclusão do número de seu NIS (PIS/PASEP/NIT) no ato da compra do Certificado Digital para acessar o Conectividade Social.

    Lembrando que com a inclusão deste número na compra, este dado será confirmado na validação presencial do Certificado Digital mediante a apresentação de documento que comprove este dado.

    Documentos aceitos para comprovação do PIS:
    Extrato bimestral do FGTS, enviado pelos Correios à residência do trabalhador;
    Consulta pelo próprio trabalhador de sua conta vinculada no âmbito do site da CAIXA na Internet, na presença da AC;
    Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS (quando constar);
    Cartão do PIS/PASEP;
    Carteira de Identidade (quando constar);
    Cartão do Cidadão;
    Cartão da Bolsa Família (e outros benefícios sociais).

15. Adquiri meu e-CPF e preciso validá-lo. Qual documentação devo apresentar?

16. O Certificado Digital para emissões de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) é aceito para acesso ao Conectividade Social?

  • Não recomendamos a utilização deste Certificado Digital, pois o mesmo é exclusivo para emissão de notas fiscais eletrônicas.

Renovação

01. Qual é o período de vigência do meu Certificado Digital?

  • A data de validade do seu Certificado Digital pode ser verificada na Central de Testes, desde que o certificado esteja conectado/instalado no computador.

02. É necessário renovar o meu Certificado Digital? Se sim, como?

  • Sim, o Certificado Digital é um documento eletrônico que possui validade, assim como a Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Identidade, Passaporte etc.

03. Solicitei a renovação do meu Certificado Digital de forma on-line. Há um prazo para realizar a emissão?

  • Sim. Tanto para solicitar a renovação, quanto para emitir o Certificado Digital a ser renovado, o prazo é a data limite da validade do Certificado em questão.

    Tenha atenção aos prazos. Lembre-se: o processo de renovação somente é concluído após a emissão do Certificado Digital.

04. Solicitei a renovação do meu Certificado Digital, efetuei o pagamento, mas não realizei a emissão dentro do prazo limite estipulado no e-mail. Como proceder?

  • Neste caso, será necessário realizar o procedimento de uma nova solicitação (sem custos). Entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para ter acesso ao passo a passo.

    Serviço de Atendimento ao Cliente:
    Email: contato@topsafe.com.br
    Telefone: (11) 3443-9521 / (11) 3443-9543 - São Paulo / SP - Brasil
    Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 18h.

05. Como posso realizar a renovação?

  •  

    Para quem:

    Processo

    Validação eletrônica

    • possui um Certificado Digital válido;
    • possui Certificado Digital tipo A1 ou A3;
    • fez a última validação dos documentos de forma presencial;
    • possui mídia criptográfica compatível com o novo padrão V2 (apenas Certificados A3).

    Você solicita a renovação e se identifica de forma eletrônica utilizando o Certificado Digital válido. Todo o procedimento é on-line. Ou seja: isenta a necessidade da reapresentação dos documentos presencialmente.

    Validação eletrônica,com aquisição de mídia criptográfica

    • possui um Certificado Digital válido;
    • possui Certificado Digital tipo A3;
    • fez a última validação dos documentos de forma presencial;
    • não possui mídia compatível com o novo padrão V2 - maioria dos clientes.

    Você solicita a renovação e se identifica de forma eletrônica utilizando o Certificado Digital válido. Todo o procedimento de renovação é feito on-line, mas a retirada da mídia deve ser feita em um Ponto de Atendimento ou é possível solicitar a entrega via Correios. Obs: para a retirada da mídia, não precisa ser o titular do Certificado Digital.

    Validação presencial

    • possui Certificado Digital dentro da validade ou expirado;
    • possui Certificado Digital tipo A1 ou A3;
    • realizou a última validação de forma eletrônica;
    • possui mídia criptográfica compatível com os padrões V1 ou V2 (apenas Certificados A3).

    Você solicita a renovação de forma on-line e se identifica de forma presencial em um dos Pontos de Atendimento (gratuito). Se preferir, 
    vamos até você em qualquer localidade do Brasil ou exterior (preço sob consulta).

    Validação presencial,com aquisição de mídia criptográfica

    • possui Certificado Digital dentro da validade ou expirado;
    • possui Certificado Digital tipo A3;
    • realizou a última validação de forma eletrônica;
    • não possui mídia criptográfica compatível com o V2.

    Você solicita a renovação de forma on-line e se identifica de forma presencial em um dos Pontos de Atendimento (gratuito) para a validação dos documentos e retirada da mídia criptográfica. Caso prefira, vamos até você em qualquer localidade do Brasil ou exterior (preço sob consulta).

    Notas:
    Durante o processo de solicitação de renovação on-line será realizado teste para a verificação do seu tipo mídia criptográfica. Você será redirecionado automaticamente para a etapa que atende suas necessidades.
    Validação eletrônica é a geração de um novo par de chaves utilizando um Certificado Digital válido para a comprovação do titular. Somente é possível realizar a validação eletrônica quando a validação anterior ocorreu de forma presencial.
    Validação presencial é o momento em que o titular do Certificado Digital se apresenta munido de documentos e comprovantes a um agente de validação do âmbito da ICP-Brasil.
    A validação presencial pode ser realizada em um dos Pontos de Atendimento (serviço incluso no preço da renovação) ou vamos até você em qualquer localidade do Brasil ou exterior (serviço sujeito a disponibilidade e com preço sob consulta).
    • São Paulo: (11) 3443-9521 / (11) 3443-9543

06. Como posso verificar se a minha mídia é V2?

07. Posso solicitar a renovação do meu Certificado Digital utilizando o sistema operacional Mac OS?

  • Não. O sistema Mac OS não é compatível com o processo de solicitação de renovação. Se este é o seu sistema operacional, você deve plugar o seu Certificado Digital em um computador com sistema operacional Windows para solicitar a renovação do seu Certificado Digital. Depois de emitido, o Certificado Digital pode ser utilizado no seu MAC OS.

08. O que significa padrão V2?

  • Devido a Resolução nº 65 da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, desde janeiro de 2012, as Autoridades Certificadoras brasileiras devem obrigatoriamente emitir Certificados Digitais no novo padrão V2. São Certificados Digitais tecnologicamente mais avançados que a versão anterior, pois passaram de 1.024 para 2.048 bits.

    As mídias da versão anterior V1 não suportam a capacidade computacional do novo padrão V2. Desta forma, é necessária a aquisição de uma nova mídia. A maioria dos Certificados Digitais a serem renovados foram emitidos antes de 2.012 e, portanto, terão que ser renovados em uma nova mídia criptográfica padrão V2.

    Fique tranquilo. Durante o processo de renovação será realizado teste para a verificação se a sua mídia é compatível com o padrão V2. Você será redirecionado automaticamente para a etapa que atende as suas necessidades.

09. Sempre que o meu Certificado Digital estiver prestes a expirar posso realizar a renovação com validação eletrônica?

  • Não. A renovação com validação eletrônica é limitada a uma ocorrência precedida por uma validação presencial para a emissão do Certificado Digital.

10. Posso alterar os dados do meu Certificado Digital durante a solicitação de renovação?

  • Renovação com validação eletrônica: você poderá alterar seu e-mail e o optar por um novo tipo de mídia (Cartão/Token). Qualquer outra alteração não será considerada como renovação, mas, sim, a compra de um novo Certificado Digital.

    Renovação com validação presencial: você poderá alterar todos os dados cadastrais e optar pelo tipo A1 ou A3, escolher uma nova mídia criptográfica e definir a validade para o seu Certificado Digital.

11. Para que serve a senha de renovação?

  • Essa senha é necessária para emissão da renovação do Certificado Digital. A criação desta senha é solicitada durante o processo de renovação.

12. Erro 604: O que devo fazer?

  • Este erro é causado porque já existe um pedido de renovação com o pagamento em aberto. Para ter acesso à segunda via do boleto, clique aqui.

    Caso não consiga gerar o boleto, entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor: gestao@topsafecertificados.com.br.

13. Erro 400 - Acesso Negado: O que significa e o que devo fazer?

  • Este erro é significa que você está tentando renovar o Certificado Digital sem tê-lo instalado no computador. Verifique se o Certificado Digital está plugado.

14. Posso solicitar a renovação em qualquer navegador?

  • Para realizar a renovação é necessário que você utilize um dos seguintes navegadores: Internet Explorer 6, Internet Explorer 7, Internet Explorer 8, Chrome ou Firefox, desde que seja no sistema operacional Windows.

    O sistema Mac OS não é compatível com o processo de solicitação de renovação. Se este é o seu sistema operacional, você deve plugar o seu Certificado Digital em um computador com sistema operacional Windows para solicitar a renovação do seu Certificado Digital. Depois de emitido, o Certificado Digital pode ser utilizado no seu MAC OS.

15. Quando tenho que renovar o meu Certificado Digital?

  • Recomendamos que o Certificado Digital seja renovado 45 dias antes do vencimento.

    Se você não é o titular do Cetificado Digital e tem a responsabilidade do controle dos prazos de expiração, atenção redobrada quanto às datas, pois a validação presencial exige que o titular esteja presente. Atenção a férias e compromissos que possam dificultar este processo.

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